Você está visualizando atualmente Bing e Google Search Console Como Usar Tutorial Passo a Passo
Google Search Console e Bing Webmaster

Bing e Google Search Console Como Usar Tutorial Passo a Passo

A verificação de um domínio no Google Search Console e no Bing Webmaster é um processo no qual você mostra à ferramenta que possui um site específico. Você se beneficia muito com isso, pois ser um proprietário verificado permitirá mais acesso a estas ferramentas para melhorar o SEO do seu site.

Quer saber como enviar, instalar e configurar seu domínio no Bing e Google Search Console? Neste artigo, apresentaremos um guia passo a passo sobre como fazer essas configurações de forma simples e rápida. Aprenda a enviar sitemaps e URLs individuais para rastreamento no Google Search Console e Bing Webmaster.

Confira nosso vídeo tutorial passo a passo no final deste artigo.

Antes de começar: o que é o Google Search Console?

O Google Search Console é um serviço gratuito que tem como objetivo ajudar na otimização do seu site e solucionar problemas de não exibição nas páginas de resultados de buscas.

Não é necessário se cadastrar no Search Console para que seu site apareça nos resultados de busca do Google, mas se tornou uma ferramenta essencial para saber como o Google vê seu site e fazer os ajustes necessários para melhorar sua visibilidade.

Google Search Console para que serve?

As ferramentas e os relatórios do Google Search Console ajudam você a avaliar o tráfego e o desempenho de pesquisa do seu site, corrigir problemas e destacar suas páginas nos resultados da Pesquisa Google.

Por que vincular seu site ao Google Search Console?

Enviando seu site para o Google Search Console, você terá a possibilidade de acessar as diversas ferramentas, relatórios e os seguintes benefícios:

  • O Google pode encontrar e rastrear seu site;
  • Detectar e solucionar problemas de indexação;
  • Solicitar a indexação de novos conteúdos ou atualizações;
  • Acessar dados relacionados ao tráfego do seu site nas pesquisas do Google;
  • Quais palavras-chaves estão levando mais tráfego ao seu site;
  • Quais URLs estão recebendo mais cliques;
  • Receber alertas caso o Google detecte problemas de indexação em seu site;
  • Ver quais sites estão vinculados ao seu;
  • Resolver problemas relacionados a páginas AMP ou usabilidade móvel;
  • Entre outras funções de pesquisa orgânicas…

Como verificar seu domínio no Google Search Console?

Criar e validar um projeto no Google Search Console não é difícil. Para verificar seu domínio, basta seguir estas etapas [vídeo tutorial no final deste post]:

Faça login no Google Search Console

Para usar o Google Search Console, você precisa de uma conta do Gmail. Você pode usar uma conta existente ou criar uma especialmente para este projeto. Não pense muito nesta etapa; você poderá fornecer acesso a outras contas depois de declarar ser proprietário de sua webmaster no Google Search Console. Acesse: https://search.google.com/search-console

Existem duas maneiras de verificar a propriedade do domínio no Google Search Console:

Como enviar um site para o Google Search Console

Domínio

Todos os URLs de subdomínio são usados ​​para verificar um domínio usando este método, incluindo m., www. e outros, bem como todos os URLs, tanto https quanto http.

Prefixo de URL

Esta é a forma mais fácil. Para este método de verificação de domínio no Google Console, você precisa adicionar os URLs incluídos no endereço inserido, bem como aqueles adicionados no protocolo selecionado.

Através deste método você terá que inserir manualmente todas as variantes individuais de um domínio.

  • seusite.com
  • seusite.com/subdominio
  • subdominio.seusite.com

Você precisa adicionar todas as variações de todos os diferentes subdomínios que puder imaginar.

Verifique seu domínio no Google Search Console

Esse tipo de verificação no Search Console é perfeito tanto para projetos novos quanto para projetos existentes há muito tempo, mesmo aqueles que possam ter passado por alterações estruturais de domínio.

Um exemplo é alterar o protocolo de http:// para https://.

Para verificar um site dessa forma, introduza seu domínio sem subdomínios ou protocolos antes de prosseguir.

Verifique a propriedade

Quando você chegar a esse ponto, o Search Console fornecerá uma linha de código que você deverá adicionar aos seus registros DNS como TXT. Certifique-se de copiá-lo, pois você precisará dele mais tarde, ao verificar o domínio no Google Search Console.

Acesse o editor de registros

Para inserir o código, acesse o editor de registros DNS da sua hospedagem de site. Normalmente, a maioria dos servidores disponibiliza um editor cPanel onde você irá inserir o registro TXT que copiou na última etapa.

Adicione o código

Ao adicionar um registro no Zone Editor, seja extremamente cuidadoso e torne-o um registro TXT para garantir que a verificação do domínio no Google Search Console seja válida.

Ao clicar em “Adicionar registro”, aparecerá um formulário onde você deverá inserir seu domínio, do tipo TXT, junto com o código que você obteve do Google no passo 4.

Por último, ao clicar em “salvar”, você apenas precisa esperar que os registros se propaguem [pode levar até 24h].

Realizar verificação de propriedade

Volte à tela onde você selecionou a opção adicionar novo domínio e clique em “Verificar”.

A partir de agora você poderá entrar clicando em “Propriedades”. Se o seu projeto não for verificado automaticamente, espere mais um pouco, pois a propagação do registro pode demorar algum tempo.

Adicione os sitemaps e URLs individuais para rastreamento

Você deve enviar os sitemaps para o Google Search começar a rastrear todas as URLs do seu domínio. É bem simples de fazer, basta seguir o passo a passo que está em nosso tutorial.

Se você seguir estas instruções, poderá começar a trabalhar em seu projeto em apenas alguns minutos.

Como enviar um site para o Google Search Console: tutorial passo a passo

Bing Webmaster Tools para que serve e como instalar

Assim como o Google Search, com o Bing você terá acesso aos dados de desempenho do seu site, aproveitando ao máximo as ferramentas gratuitas de SEO e analise os insights para melhorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa do Bing.

Entenda o que leva as pessoas ao seu site, o que as pessoas estão procurando e concentre-se em aumentar o tráfego para o seu site com os relatórios, ferramentas e obtenha mensagens e alertas personalizados para seus sites.

Acesse o Bing Webmaster Tools aqui: https://bing.com/webmasters

Como enviar um site para o Bing Webmaster: tutorial passo a passo

Conclusão

Se o seu objetivo é melhorar a posição orgânica do seu site, o Google Search Console e o Bing Webmaster são ferramentas poderosas, permitindo analisar o desempenho do seu projeto e realizar melhorias para aumentar a classificação e levar muito mais tráfego orgânico para seu site. Você será capaz de rastrear métricas de desempenho tanto com usuários de computador quanto de dispositivos móveis.

Se este post sobre “Como Enviar um Site para o Google Search Console e o Bing Webmaster” te ajudou. Por favor, compartilhe com mais pessoas e deixe seu comentário abaixo. Obrigado!

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Ricardo Alves

Meu objetivo é fornecer dicas úteis, objetivas e práticas sobre o universo do marketing digital e vendas. Acredito que todos devem ter acesso às informações e aos recursos necessários para gerar mais conversões em seus negócios online.

Deixe um comentário